quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Escolha a câmera certa - parte I

O mundo da fotografia digital está em constante evolução. Por exemplo, a "guerra dos megapixels" dos últimos anos é história: é difícil encontrar uma câmera nova com um sensor com menos de 10 Megapixels.
Em vez disso, estamos vendo um tipo diferente de batalha: os fabricantes estão tentando construir câmeras especializadas para diferentes tipos de fotógrafos. Entre câmeras cheias de recursos, modelos domésticos sofisticados, câmeras de bolso com zoom poderoso, máquinas híbridas para fotos e vídeos, compactas com lentes intercambiáveis e DSLRs cheias de recursos, o número de opções cresce e as coisas ficam cada vez mais confusas.
Estamos aqui para ajudar. Esse "Guia de Compra de Câmeras Digitais" irá ajudá-lo a decidir qual tipo de câmera comprar baseado no seu perfil de uso e nos recursos que realmente importam. Assim, você pode gastar seu suado dinheirinho sem medo de se arrepender depois.

Escolhendo a câmera digital correta

Se você está tendo dificuldades para saber qual câmera comprar, pode ficar tentado a tomar uma decisão baseada apenas na quantidade de megapixels anunciada. No entanto, a não ser que você pretenda fazer impressões enormes ou ampliar pequenos detalhes de uma imagem, os megapixels não significam muita coisa. Na verdade, megapixels “em excesso” podem levar a imagens menos nítidas e com mais ruído, a não ser que você esteja usando uma câmera com um sensor de imagem maior (como uma DSLR ou uma câmera Micro Four-Thirds).
Outros recursos normalmente são mais importantes, e eles dependem da qual finalidade para a qual a câmera. Por exemplo, uma câmera lenta que leva muito tempo entre as fotos é um "abacaxi" para fotógrafos de esportes ou ação. E uma DSLR grande e pesada que produz ótimas fotos pode passar mais tempo no seu armário do que na sua bolsa. Uma máquina sem controles manuais pode produzir imagens fabulosas à luz do dia, mas outras horríveis em situações mais desafiadoras.

SLR digital (DSLR - digital single-lens reflex)
Exemplos: Canon EOS 50 D, Nikon D5000
Pontos fortes: produz fotos e vídeos soberbos (incluindo situações com pouca luz); não possui atraso no disparo das fotos; várias opções de lentes intercambiáveis; controles manuais para exposição e foco; visor ótico pela lente.
Pontos fracos: Custo alto; não é portátil; nem todas as DSLRs gravam vídeos; pode ser complexa e intimidante.
Se dinheiro não é um obstáculo e o desempenho é sua maior prioridade, fique com uma SLR. Elas produzem as melhores fotos e tem os melhores controles de imagem entre todos os tipos de câmeras digitais. A combinação de um sensor grande, lentes de alta qualidade intercambiáveis para atingir uma variedade de efeitos, excelente desempenho em ISO alto e condições de luz baixa e o rápido tempo de resposta do obturador faz com que seja a câmera perfeita para fotógrafos profissionais ou entusiastas. Uma DSLR também é o único tipo de câmera que te permite ajustar a imagem através da lente usando um visor ótico, o que garante que o que você está vendo é uma representação fiel do que será fotografado.
Nikon D5000


Apesar da idéia de usar uma DSLR ser intimidadora para os usuários novatos, os modelos mais modernos possuem recursos parecidos com as máquinas digitais mais básicas e a possibilidade de compor as cenas usando o visor LCD, o que torna a adaptação mais fácil. Além de modos fáceis de usar como auto-exposição e modos de cena, você também tem espaço e meios para crescer como um fotógrafo em razão de toda a gama de controles manuais disponíveis.
A única real desvantagem de uma DSLR é o seu tamanho, que faz com ela seja uma câmera difícil de ser levada para qualquer lugar. O preço também é uma consideração importante, mesmo após você gastar um bom dinheiro apenas na câmera: lentes adicionais são essenciais para libertar todo o poder da sua DSLR, e elas normalmente possuem um custo alto. E se você está interessado em gravar vídeos,certifique-se de que o modelo que você quer tem suporte a este recurso, que ainda não é universal. Mas quando disponível, estas câmeras gravam ótimos vídeos em HD (alta definição).

Câmera compacta com lentes intercambiáveis (Micro Four-Thirds
Exemplos: Olympus Pen E-P2, Panasonic Lumix GH1
Pontos fortes: Mais compacta do que uma DSLR; excelente qualidade de foto e vídeo; não tem atraso no disparo das fotos; opções variadas de lentes intercambiáveis; ajustes manuais de exposição e foco.
Pontos fracos: não possui visor ótico “através da lente”; pode ser cara; possui menos lentes disponíveis do que as DSLRs; apesar de menor, ainda é um pouco grande para o uso no dia-a-dia.
Se você pode viver sem um visor ótico, essas câmeras com lentes intercambiáveis oferecem a maioria dos recursos de uma DSLR, mas com um tamanho mais compacto: trazem um sensor grande, obturador mecânico rápido, lentes intercambiáveis, qualidade de imagem e vídeo superior em relação a uma máquina digital mais básica e controles manuais.

Panasonic Lumix GH1

A falta de um visor ótico é uma consequência do tamanho menor dessas câmeras: ao eliminar a grande caixa de espelho que te permite focar sua foto através da lente, as fabricantes conseguiram tornar as câmeras mais compactas, e manter algumas características desejáveis dos modelos maiores..
Um dos principais problemas é decidir qual dos muitos formatos de lentes intercambiáveis é o melhor, pois eles são incompatíveis entre si: Panasonic e Olympus usam o padrão Micro Four-Thirds; a NX10 da Samsung usa seu próprio formato NX; a série NEX da Sony usa o novo sistema E-Mount, e outras companhias estão prontas para lançar seus próprios formatos. E como esse é um tipo novo de câmera, não existem tantas opções de lentes para escolher. Existem adaptadores que permitem usar lentes de DSLRs com essas câmeras, mas eles normalmente possuem um preço salgado.

Megazoom (Câmeras com lentes fixas e zoom poderoso)
Exemplos: Canon Powershot SX20 IS, Casion Exilim EX-H20G
Pontos fortes: zoom ótico de longo alcance; controles manuais; normalmente possuem uma excelente estabilização de imagem; lentes melhores do que as câmeras digitais domésticas.
Pontos fracos: são maiores do que uma câmera doméstica; preço ligeiramente alto; não são muito menores do que uma câmera compacta com lentes intercambiáveis.
As chamadas megazoom não te dão a mesma versatilidade de uma DSLR ou uma câmera compacta de lentes intercambiáveis, mas são as câmeras de lente fixa mais versáteis do mercado. Elas são chamadas de "megazoom" pois oferecem lentes com zoom ótico entre 20x e 30x, e normalmente produzem imagens impressionantes, seja em grande angular ou com zoom máximo.
Canon Power Shot SX20 IS

A maioria das megazooms também oferece controles manuais (parecidos com as DSLR) para abertura e obturador, assim como uma boa estabilização de imagem para ajudar a produção de fotos com zoom máximo. Por causa da versatilidade das suas lentes, elas são boas câmeras para fotografias de paisagem (conseguem capturar tanto panoramas quanto closes de detalhes distantes), de esportes (você pode sentar no meio do público e mesmo assim conseguir boas imagens da ação das partidas), e de animais (porque você realmente não deve chegar muito perto de um urso).
Apesar de uma megazoom ser menor do que uma DSLR, ela tem mais ou menos o mesmo tamanho dos modelos compactos com lentes intercambiáveis citados acima, e não caberá no seu bolso ou bolsa, por exemplo. Você provavelmente vai precisar de uma mochila ou bolsa de câmera para levá-la por aí.


Continua amanhã....

0 comentários:

Postar um comentário