segunda-feira, 24 de outubro de 2011

iPOd fez 10 anos

É difícil pensar em um único dispositivo que tenha mudado tanto a indústria da tecnologia nos últimos 10 anos quanto o iPod. Quando a Apple anunciou o iPod, no dia em 23 de outubro de 2001, música digital era um conceito desconhecido, a não ser por geeks e pelos piratas do Napster. Muitos consumidores nunca tinham ouvido falar de um MP3 player. 
Dez anos depois, o termo “iPod” é icônico. A Apple domina o mercado de vendas de músicas digitais e possui uma tremenda força no mercado de tocadores de música.  E a dupla exerceu força decisiva por trás da música online. 

Nascimento
Quando a Apple lançou o iPod em 2001, CD players e os famosos Walkmans de fita cassete da Sony dominavam o mercado de músicas portáteis. A Apple ainda estava se recuperando da desastrosa tragetória durante a ausência de Jobs e os poucos gadgets colocados à venda pela empresa, como o tablet Newton, eram fracassos comerciais. 
O iPod Classic era algo novo, singular (mesmo que excêntrico para os dias de hoje) -  uma tela de LCD branca e preta de baixa resolução e um hardware com pouco mais de 5 GB com alguns botões anexados à carcaça. A roda de scroll, como era chamado o controle do aparelho, que ainda funcionava à base de cliques, de fato vingou. 
Uma série de updates rápidos expandiram espaço em disco, substituíram os botões mecânicos pelos controles sensíveis ao toque (que os usuários estão acostumados até hoje) e trouxe, finalmente, compatibilidade com o Windows, já que o aparelho originalmente só funcionava com Macs. Entretanto, o próximo grande passo do iPod viria em 2003, quando Jobs apresentou uma nova maneira de comprar músicas para o aparelho. 
Mesmo que o iPod fosse considerado um produto de sucesso, demorou um pouco para que ele decolasse. De acordo com os dados de vendas da Apple, demorou cerca de um ano e meio para que a empresa vendesse a milionésima unidade do iPad, em maio de 2003. Entretanto, no fim de 2004, a multinacional já havia vendido mais de 5 milhões de iPods.
Grande parte desse salto de popularidade pode ser atribuído ao lançamento da iTunes Music Store em 2003. Quando o serviço foi disponibilizado, a pirataria de músicas já era violenta, graças a softwares de compartilhamento de arquivos peer-to-peer (como o famoso Napster), e as gravadoras eram radicalmente contra a ideia de disponibilizar músicas online.

Nos dias de hoje
Depois de tirar a Apple do buraco, derrotar o Walkman e revolucionar a indústria da música digital, o iPod tem diminuido seu espaço no mercado, tendo como principal adversário um de seus irmãos, o iPhone. Entre os cotados para desaparecerem nos próximos meses, está o próprio iPod Classic, principalmente porque o novo modelo do smartphone da Apple oferece até 64 GB de armazenamento. 
Os iPods Touch e Shuffle encontram-se na 4ª geração, enquanto que o iPod Classic e iPod Nano alcançaram a sexta geração - este último recebeu melhorias na interface durante a última edição da WWDC (agora ele mostra apenas um ícone de aplicativo por vez na tela e mais modelos de relógio, para os usuários que desejam utilizar o dispositivo como um acessório de roupa).

 Da esquerda para a direita: iPod touch (3ªG), iPod Classic (5ªG), iPod Nano (5ªG) e iPod Shuffle

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