As enchentes na Tailândia, que fecharam 12 ou mais fabricantes de discos rígidos e sistemas de abastecimento, irão refletir na perda de milhões de vendas de PCs no primeiro trimestre de 2012.
De acordo com a empresa de pesquisa de mercado IHS iSuppli, as chuvas vão resultar em queda de 3,8 milhões de unidades na previsão de vendas divulgada pela empresa em agosto.
Na época, a companhia previa consumo de 88 milhões de computadores no primeiro trimestre do próximo ano, agora o número é 84,2 milhões. Com isso, a venda de PCs apresenta queda de 11,6% em relação aos 95,3 milhões comercializados no primeiro trimestre deste ano.
Venda de PCs em 2012Até o momento, as inundações, que começaram no final de agosto, causaram 1,4 bilhão de dólares em prejuízos, segundo dados do Banco Mundial.
Venda de PCs em 2012Até o momento, as inundações, que começaram no final de agosto, causaram 1,4 bilhão de dólares em prejuízos, segundo dados do Banco Mundial.
Isso irá contribuir para piorar uma já reduzida previsão das vendas de PCs para todo o ano que vem. Globalmente, o consumo de computadores deve crescer apenas 6,8% em 2012. Projeções anteriores pregavam crescimento de 9,5%.
A venda total de unidades em 2012 deve chegar apenas a 376 milhões, em comparação à anterior de 399 milhões. A iSuppli culpa a falta de 30% de unidades de discos rígidos (HDDs), a desaceleração econômica mundial e a crescente concorrência entre tablets e computadores.
"A cadeia de abastecimento de PCs diz que tem estoque suficiente de HD para o quarto trimestre de 2011. No entanto, os estoques vão acabar no primeiro trimestre de 2012, impactando a produção PCs durante esse período", disse Matthew Wilkins, analista sênior para plataformas de computação para IHS, em comunicado.
Em contraste com dados de outras empresas de pesquisa que preveem escassez até 2013, o iSuppli previu que até o final do próximo ano pode haver quantidade excedente de HDs. A empresa atribuiu isso a uma combinação da volta da produção total das fábricas na Tailândia e às empresas deslocando a produção, aumentando volumes para exportação.
Enquanto as vendas de PCs geralmente diminuem após a temporada de férias, a queda em 2012 será muito mais acentuada do que o declínio histórico médio de 6%.
A maior redução nas vendas afetará notebooks, que devem sofrer mais os efeitos da escassez de discos. O consumo de notebooks em 2012 agora deve ter um aumento de 10,1%, enquanto a previsão anterior era de 13,8%.
0 comentários:
Postar um comentário