No mês passado, a montadora de automóveis Nissan divulgou um concurso no Twitter e no Facebook a fim de premiar com um carro um de seus seguidores.
Para levar o automóvel, um Tiida 1.8, o usuário teria que conseguir 44 500 retuítes na mensagem “Se eu conseguir 44 500 retweets com esse tweet ganho um carrão. www.nissan.com.br/queromeucarrao #queromeucarrão” ou 44 500 “curtir” no Facebook.
A meta era extremamente alta e difícil de ser alcançada. Porém, com apenas algumas horas, o perfil @tca_oficial (que foi suspenso pelo Twitter), chegou ao número e ganhou o prêmio.
O feito despertou a atenção de outros concorrentes, que investigando os retuites recebidos pela conta, notaram a presença de um script em suas ações. O robô invadiu a conta de outros usuários e realizou o retuíte sem autorização de seus proprietários.
Inconformados com o resultado, uma série de internautas iniciaram protestos online. Até uma conta @NissanFail, que conta com 1 400 seguidores.Procurada durante todo o dia, a Nissan não se pronunciou em relação a manutenção ou não do resultado do concurso.
No Facebook, onde as regras de segurança e privacidade são mais complexas do que no Twitter, ninguém conseguiu atingir a meta.
Segundo Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan, o resultado do concurso será mantido. “O ganhador não burlou, em momento algum, as regras. A montadora, por exemplo, não colocou nas regras a proibição do uso de scripts que geram retuítes”, defendeu ele.
“Vamos usar o episódio para aprender com o que aconteceu. Todo empresa que entra nas redes sociais erra e acerta, faz parte do aprendizado”, afirmou Moreno.
Agora me digam: Vocês acreditam nesses concurso da internet?
Fonte: Revista Info
Ignorância
Há 13 anos
0 comentários:
Postar um comentário