sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alta nos computadores

Usuários corporativos e consumidores básicos que têm optado por não comprar novos PCs podem se lamentar devido à falta de discos rígidos ocasionada pelas inundações na Tailândia, o que deve resultar na elevação de preços.
Enquanto adiar upgrades pode parecer uma atitude prudente, à luz da atual situação econômica, as inundações na Tailândia podem mudar isso. Elas terão um grande impacto sobre a disponibilidade de HDs; cerca de 50 milhões de unidades menores serão fabricadas durante o quarto trimestre, de acordo com Escherich. Isso resultará em escassez em 2012, e em preços mais altos.
Os fornecedores não serão capazes de absorver maiores custos de movimentação e terão de aumentar os preços dos PCs. 
Desktops, assim como os servidores low-end serão os primeiros a serem afetados, e os notebooks devem seguir o exemplo.
Menores, os fabricantes de PC regionais sofrerão maior impacto com a escassez de discos rígidos e precisarão lutar para sobreviver durante o primeiro semestre do próximo ano, já que empresas maiores recebem tratamento prioritário.
A crise econômica na Europa Ocidental condenou as vendas de computadores na região durante o terceiro trimestre. Em especial, os netbooks venderam pouco, caindo mais de 40% no ano-a-ano.
Netbooks e notebooks impulsionaram as vendas desse mercado por muitos anos, mas o nível de consumo entrou em queda livre neste ano.
A Hewlett-Packard (HP)  é a maior fornecedora, com 22,7% do mercado, embora tenha enfrentado queda de 7,5% em unidades vendidas em comparação com o terceiro trimestre do ano passado.
Em segundo lugar continua a Acer, registrando queda de 45,1% nas vendas. Sua parcela de mercado é agora 15,2%. A empresa tem dependido muito do consumo de netbooks e notebooks, e acabou ficando com excesso de produtos em estoque.
A Asus foi uma das vencedoras no terceiro trimestre deste ano, ultrapassando a Dell e ocupando o terceiro lugar. As vendas unitárias cresceram 20,3% e a empresa ficou com 10,6% do mercado.
As vendas da Dell diminuíram 10% e a empresa tem agora 9,8% do mercado de computadores..
Em quinto lugar, a Apple também teve um bom trimestre, ajudado pelo crescimento 28% no consumo de notebooks. A empresa também teve um crescimento de dois dígitos em ambos os mercados consumidores e corporativos, o que dá uma quota de mercado de 7,6% à empresa.

0 comentários:

Postar um comentário