Em evento realizado para a imprensa nesta quarta-feira, 15/2, a SKY, operadora de TV por assinatura, anunciou a sua incursão no mercado de distribuição digital de filmes - atualmente, dominado por Netflix e NetVideos.
O serviço, que se chama "SKY Online", pode ser acessado através do endereço www.skyonline.com.br e promete ter um catálogo que se atualiza ao mesmo tempo em que os filmes saem dos cinemas e chegam às locadoras convencionais. Alguns filmes e séries recentes já estão no catálogo, como "Capitão América", "Planeta dos Macacos: A Origem" e as temporadas mais recentes de "Big Bang Theory". Outros serviços, como HBO Go e certos recursos do Telecine, estarão disponíveis ao longo de 2012.
A desvantagem, para alguns, é que não há portabilidade do serviço neste primeiro momento: o SKY Online está disponível apenas pela tela do computador – um problema em comparação com o Netflix, por exemplo, cujo catálogo pode ser acessado via smartphone ou PlayStation 3. Questionado sobre essa demanda durante a coletiva de imprensa, o presidente da SKY, Luiz Eduardo Baptista da Rocha, disse que ainda não há previsão, mas que o serviço eventualmente será inserido em outros dispositivos "ao longo de 2012"
Segundo o executivo, o uso de notebooks e desktops e a ausência de tablets e smartphones se justifica pelo fato de "90% do parque tecnológico instalado no Brasil estar em laptops e Home PCs". O executivo diz, ainda, que a disponibilização de filmes, séries e esportes é feita mediante análise de audiência. "Nós temos uma ferramenta que nos indica o que cada assinante assiste - similar ao IBOPE. Nós não vendemos essa informação para ninguém, mas a usamos no aprimoramento de serviços da SKY".
Sobre os produtos concorrentes - em especial Netflix e NetMovies -, Rocha diz que não dá para comparar os três serviços. Segundo ele, o SKY Online entrega mais material, de forma mais rápida. "É uma questão de contratos", diz o presidente, "já que, comumente, o que se faz é fechar um contrato onde dois ou três filmes ou séries valem a pena e o restante é conteúdo 'desovado' que o proprietário do canal não conseguiu vender a princípio. Isso é o que se faz fora daqui: com o SKY Online, fechamos os contratos um a um, por isso, nosso serviço tem maior qualidade".
A locadora virtual da SKY pode ser acessada através do endereço www.skyonline.com.br. Os valores de aluguel partem de R$ 6,90 para um período de 48 horas para assistir ao vídeo. A contagem de tempo começa após o primeiro "Play". Ainda existe a possibilidade de comprar filmes, com preços a partir de R$ 4,90, além de um modelo de assinatura chamado "Clube SKY Online", por R$ 14,90 mensais. Para quem já é assinante do serviço de TV por assinatura, o SKY Online contará com recursos adicionais, como gratuidade no serviço ESPN 360, de esportes.
Inicialmente, o SKY Online está disponível apenas para assinantes da TV por assinatura. A SKY recomenda o uso de uma conexão de, pelo menos, 2Mbps, devido ao conteúdo oferecido em HD, mas ressalta que funciona com conexões de 1Mbps.
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