segunda-feira, 2 de abril de 2012

Certificação do Mercdo Livre

O MercadoLivre anunciou o lançamento de um programa de certificação de vendedores na Internet. Para isso, contratoua a T&A Consultores, especializada em auditorias de qualidade, que vem monitorando desde julho do ano passado os serviços de vendedores profissionais que operam na plataforma de e-commerce.
Usando "mistery shoppers" (compradores ocultos), são analisados 45 itens, que vão desde o processo de negociação, venda e atuação pós-venda de um grupo de vendedores que atingiu requisitos como quantidade de qualificações positivas e de vendas realizadas no ML. Para obter a certificação, um vendedor tem que ser positivado em pelo menos 85% da avaliação.
Mais de 4 mil vendedores já foram certificados na América Latina, sendo cerca de 1,2 mil no Brasil.  “O programa de certificação é um desejo antigo do MercadoLivre. Com esta auditoria, conseguimos oferecer ainda mais qualidade tanto para quem vende quanto para quem compra na plataforma”, explica Helisson Lemos, diretor geral do MercadoLivre no Brasil.
Segundo o diretor, a certificação é 100% subsidiada pelo MercadoLivre e passa a fazer parte dos requisitos básicos para se tornar um MercadoLíder – programa que agrupa os melhores vendedores da comunidade e que recebem vantagens como maior exposição nos resultados de busca do site, atendimento preferencial e descontos em tarifas de vendas.
Após serem aprovados em 85% dos pontos requeridos, os vendedores devem refazer o processo a cada 12 meses para manter a certificação. “Este investimento garantirá um ambiente cada vez mais seguro e transparente nas relações de compra e venda”, afirma Lemos. O MercadoLivre possui mais de 62 milhões de usuários registrados e uma média de 2 compras por segundo.
Para identificar se um vendedor é certificado, basta entrar no site, escolher um vendedor e clicar em sua reputação. Abre-se então uma janela com mais detalhes sobre suas qualificações.

Como funciona a avaliação
A T&A Consultores avalia o atendimento por meio de compradores não identificados, que realizam a compra dos produtos. São avaliados os seguintes quesitos:
  • Clareza e adequação dos anúncios;
  • Oferecimento de MercadoPago e trâmite de envio dos produtos;
  • Perguntas e respostas;
  • Comunicação telefônica ou via e-mail;
  • Trâmite de recepção de produtos no domicílio do comprador;
  • Oferta e condições de recebimento do produto;
  • Processo de devolução;
  • Nota fiscal e garantia;
  • Respeito pelas normas do MercadoLivre.

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